10 de ago. de 2010

de provas a unicórnios.

jurei que não ia ficar falando disso.
eu meio que peguei um trauma de vestibular por causa dos anos a fio perdidos em cursinhos, fazendo provas pra cursos concorridissimos em uma universidade de alto nível.
eu sou uma pessoa que fez o 1/3 segundo grau em um supletivo, e por mais que meu histórico escolar seja de um colégio particular, foi só camaradagem dos professores em darem uns pontos a mais praquela aluna mediana terminar logo o ensino médio.
daí me deparei com provas horríveis e concorrências de 230 candidatos por vaga.
vamos combinar que eu não sou tão inteligente assim. posso ler bastante, e tal, mas isso não ajuda em nada quando se tem que acertar pelo menos 85% de uma prova de química. sem contar que eu sou daquelas que entra em pânico na hora da prova, da branco, da caganeira, suadouro, tremedeira e tudo mais.
e eu também era novinha, não sei onde estava com a cabeça em insistir num curso que, vendo hoje, não tem nada a ver comigo.

então desisti de tentar.
fui cuidar da minha filha, do marido, da vida em família e da minha sanidade.
confesso que me sentia mal e "atrasada" em ver minhas amigas terminando faculdade, fazendo pós, mestrado etc, enquanto eu não fazia nada.

mas sendo bem sincera, agora, acho que essa pausa foi essencial.
hoje eu tenho 26 e anos, sei muito bem das minhas fraquezas, dificuldades e limitações. sei o que eu quero, gosto e tenho afinidade. estou bem segura, bem decidida e bem diferente de anos atrás, quando vestibular era uma obrigação.
e tudo que vira obrigação perde a graça.
claro que comigo ainda rola muita cobrança, afinal a minha geração foi criada pra se formar, trabalhar e ser bem sucedido. e não pra casar e ter filhos.

mas aí estou eu, novamente indo pra cursinho. essa coisa que me mata o orgulho e a paciência. alguém avisa aos professores de cursinho que eles não são tão engraçados, pls?
aqui em palotina só tem um colégio oferecendo curso pré-vestibular. numa sala de mais ou menos 30 alunos, 99% é molecada que ou acabou de sair do ensino médio ou ainda vai terminar. além de mim, pude identificar só mais uma mulher que não nasceu nos anos 90 (esses dias um professor perguntou se alguém lá já brincou de lego. silêncio mortal. me senti idosa), mulher aliás que - caso eu volte a postar sobre esse assunto - vou chamar de tia efusiva.
sabe aquelas tias efusivas que TEM que comentar alguma coisa sobre tudo? comentários super pertinentes (não) e engraçadissimos (não)? que a sua vontade é virar pra trás de falar um sonoro CALABOCA (sim, porque eu tenho a sorte de sentar na frente dela)?

vai ser um longo semestre.

Comments (15)

Loading... Logging you in...
  • Logged in as
Que foooofo!
E cara força aí que tú consegue, mona. =)
1 reply · active 765 weeks ago
brigs brigs brigs :D
Por uma série de acontecimentos bem TRAMBOLHOS na vida, acabei começando a faculdade com 26 anos e me reconheci MUITO quando vc falou de se sentir mal em relação às amigas terminando a faculdade e tals. Sei lá, eu me sentia super parada no tempo, e acabei me afastando bastante de muita gente , pq sempre pensava em como eu era desinteressante e sem assunto e sem futuro.

Quando cheguei na faculdade , embora estivesse cercada de muita criançada imatura recém saída do colégio, me deu um alívio de ver que , a partir dali, eram só mais uns anos até eu me formar e pronto.E o melhor foi ver que lá dentro tem muita gente com cabeça boa MILES AWAY de cabeça de *gente de cursinho* (oi, detesto todos) e que meus anos parada antes da faculdade me acrescentaram um bocado.Fazer faculdade com uma cabeça mais madura, creio eu, é outra coisa (PRA MELHOR, claro)
1 reply · active 765 weeks ago
eu conto muito com isso, viu marina.
acho que vou começar a estudar com a cabeça mais no lugar e sem pensar no oba-oba que uma faculdade gera na nossa vida. com mais responsabilidade, enfim.
e vou fazer porque gosto, né. porque escolhi e etc.
acho que vai ser ótimo! (espero)
:*
Cursinho é algo de muito chato...tanto que eu fiz só uma semana e depois mentia pra minha mãe dizendo que ia pra lá mas na verdade ia ao cinema*...Mas vai acabar e aí você entra na faculdade...Onde, dependendo do curso, vai ser pior, eu acho. Mas estamos torcendo!

P.S: Acho papercraft algo de sensacional, mas não tenho capacidade pra montar...

*mãe, eu estou brincando, não é verdade, ok?
1 reply · active 765 weeks ago
hahahaha matar cursinho é classico né?
mas eu sempre fui caxias, e nao gosto de matar aula. nem no segundo grau, quando fazia supletivo e os portões eram abertos o tempo todo eu ia embora. ficava até a última aula.
obrigado pela torcida... espero que esse seja o último cursinho da minha vida *mãozinhas de reza*

sobre o papercraft, eu tambem achava dificil. sugiro que comece fazendo uns mais fáceis, do cubeecraft. esse site é sensacional e a maioria da minha coleção eu tirei de lá. é super fácil de fazer, e depois de um tempo, acaba até ficando monótono.
mas é muito bom ver o bonequinho montado!
da um orgulho :B
amanda, posso ser bem pieguinhas e dizer que fiquei arrepiada com esse post!!
Adorei sua iniciativa, de verdade MESMO!!

Ler esse post me fez até pensar nuns projetos que enfiei no saco e joguei num canto.

Quanto a professor de pre-vest, não falo nada porque até o ano passado era com isso que eu mais trabalhava... hahahaha Bem , concordo contigo que tem gente que fica fazendo muita gracinha em vez de pegar pesado na matéria, mas esse tipo de aula é que dá grana,amanda! Acredite!
Eu ficava meio frustrada vendo os colegas dando aquelas aulas- espetáculo, aluno morrendo de rir, enquanto eu conseguia no máximo prender atenção com muito esforço.
Faltou contar o curso que vc quer fazer!!

Ah, e vestibular tem seus macetes. O mais importante deles é fazer TODAS as provas dos anos anteriores da universidade que vc quer.

ai, adorei mesmo, hein!!!
beijooo
1 reply · active 764 weeks ago
entao, eu estou mais fazendo cursinho porque eu passei a minha vida toda tentando vestibular da UEM, que é cheio de vícios e macetes.
e muita coisa mudou nos vestibulares de um tempo pra ca, a redação é um exemplo máximo. eu fui educada a vida toda a fazer redações grandes, de 25-30 linhas, aprendi que quem fazia com letra de forma (como eu escrevo) perdia pontos, que o título era centralizado... essas coisas. hoje esta tudo diferente, a letra cursiva não é mais preferencial, e aceitam até redações em caixa alta, o titulo não deve ser mais centralizado, e exigem redações mais concisas, de 10-15 linhas. e acabou aquela coisa de ou fazer narração ou dissertação. pedem resumos, textos informativos, cartas, bilhetes... parece bobagem, mas isso conta muito.
e tambem pra sacar o que o vestibular que eu vou fazer pede mais, as matérias, as sacadas, as pegadinhas... entende?

sobre projetos abandonados, bom, pra tudo tem uma hora né? talvez aquela hora não era a certa pra fazer tal coisa, e voce nao tiraria o proveito que deveria. eu acredito nessas coisas. heh
;***
amanda, só tenho uma coisinha a dizer vc vai amar a faculdade de Letras. Tem umas aulas bem insuportáveis,mas quando vc encontrar aqueles fodões que sacam tudo de literatura... putz! Deu saudade!!

Ai, vc vai ser minha colega!!
1 reply · active 764 weeks ago
siiim vamos ser ~IRMÃS DE GRADUAÇÃO~ olha que lindo ^.^
hahahahah não sei como nunca pensei nisso antes. sou apaixonada por literatura, e apesar de nao gostar muito de gramática (muitas regras e muitas excessões BLÉ) adoro a lingua portuguesa.
e eu escolhi espanhol porque... ai gente, espanhol é lindo né. eu já falo ingles e queria uma coisa nova. e tambem porque a literatura hispanica é bem mais sedutora HOH
:D
Alguém avisa pros professores de cursinho que eles não são tão engraçados? (2) hehehheh, meu primeiro ano de cursinho e já tô torcendo pro vestibular ser tipo, AMANHÃ LOGO. Sério, cursinho pra mim depois de 2010 never ever... que coisa absurda aquilo, péssimo. Enfim, boa sorte pra você! Graças meu curso não é tão concorrido e eu espero conseguir ser aprovada agora, se não, bye bye vestibas da federal
1 reply · active less than 1 minute ago
olha, voce ta assim porque é seu primeiro ano. agora pensa no meu caso que ja to nessa vida desde 2003?
com uma pausa consideravel, mas né, na UEM são dois vestibulares por ano (de verão e de inverno).

alguns são até divertidos, de um jeito natural. mas o resto ficam com aquelas piadas prontas e forçadas e ai. alguem avisa?

(alias, boa sorte!)
nem fala amanda...também sou do tipo mediana que passo por conceito, porque presto atenção na aula, não faço bagunça e demonstro esforço. meus pais emfatizam que eu só vou morar sozinha no Rio se demonstrar responsabilidade (isso eu consigo) e boas notas na escola (isso eu não sei se consigo). a coisa anda FEIA. não, não anda tão feia assim, mas anda feinha. hehe.
1 reply · active less than 1 minute ago
isso é foda tambem, o povo so ver RESULTADOS.
tipo, acho massa professores verem que tem alunos esforçados mas que simplesmente NÃO VÃO. haha eu era assim. estudava feito louca, prestava atenção, NUNCA matava aula. no máximo eu conversava um pouco, mas nada que me desse alguma fama.

e dai papai e mamae pegam o boletim e NOSSA QUE HORROR, poxa, isso magoa.
né?

Post a new comment

Comments by