17 de jun. de 2010

meme literário: 10 livros.

e de novo eu vou no blog da ju e encontro um meme irresistivel.
porque juntou duas paixões minha: meme e literatura.

a brincadeira é simples: 10 livros em 10 dias.
como aquela brincadeira do meme musical encheu o saco, decidi (assim como a ju fez, e muitas outras blogueiras) colocar tudo num post só.
pra manter a sanidade e não espantar leitores ;D


pra saber de que livro estou falando, só passar o mouse em cima da imagem, ok?


#01 - o livro que você mais gostou:

o romance da desesperança do sonho americano.

é exatamente isso esse livro. é bem pequeno - na minha versão pocket, tem 135 páginas - e conta história de dominic molise. um menino de 17 anos que mora no colorado, filho de um pedreiro e de uma dona-de-casa (os dois imigrantes italianos), que sonha em fugir pra califórnia e se tornar uma estrela no baseball.
acho que esse é um dos únicos - senão o único - livro do john fante onde o protagonista não é arturo bandini. mas dominic e arturo tem uma certa semelhança: são azarões, só fazem merda.
o pai de dominic trai a mãe, pede segredo ao filho mas mesmo assim desdenha dos seus sonhos, querendo que ele tenha a vida medíocre que o pai tem. suporta sua avó ranzinza, seus irmãos pentelhos e é apaixonado por dorothy, uma menina rica, irmã do seu melhor amigo.
gostei demais desse livro por ser cortante, ter um final tão angustiado. a gente torce por dominic, mesmo vendo claramente as impossibilidades da sua vida.


#02 - o livro que você mais odiou:

olha, eu juro que tentei. li on the road e achei médio, mas nunca falei nada porque a legião de fãs desse livro é tão grande que era capaz de eu morrer no dia seguinte. ás vezes eu vejo algum mérito no jack kerouac, mas esse livro quase matou o gosto que tenho por ele. e foi um dos únicos livros que eu não gostei que li inteiro.
ele mostra o aspirante a escritor ray smith. ray anseia algo mais da vida, e um dia conhece japhy rider, um zen-budista adepto ao montanhismo que vive alheio à sociedade consumista e do capitalismozzzzzzZZzzzzZZZz
daí tem algumas festas, bebedeiras, orgias zen-budistas, viagens e saraus poéticos. e divagações sobre uma vida iluminada, uma sabedoria superior de quem é otimista, tranquilo e bla bla bla.
é isso.
fim.


#03 - o livro mais barato que você comprou:

eu juro que não lembro exatamente quanto paguei nesse livro.
mas eu lembro como foi: eu estava no terceiro ano do segundo grau, era um colégio particular onde a gente fazia prova no período da tarde (ao invés de perder aula fazendo prova). era uma sexta-feira, eu saía do colégio perto do meio-dia e a prova seria tipo uma e meia. não ia dar tempo de ir em casa e voltar, então eu resolvi almoçar no centro da cidade e zanzar por aí até dar o horário. entrei numa papelaria e vi esse livrinho lá. devia custar algo em torno de R$5,00 (senão menos). comprei, e lembro que o li inteiro, numa respirada só, enquanto almoçava numa lanchonete de saneamento duvidoso mas que tinha uma ótima torta de frango.
ele é bem pequeno e eu não me lembro muito bem sobre ele. porque eu li naquele dia, na lanchonete (em 2002), e nunca mais abri novamente. por isso, peço licença à lílian alcântara e colo um pedaço do que ela escreveu sobre ele no blog cabeceira digital: capítulos curtos e de cenas previsivelmente cinematográficas compõe as 124 deliciosas páginas. um velho magnata chinês, ming, dono de uma marca de absorventes, e, suas várias mulheres que sempre o trocam por outras ânsias sexuais; isidra, aos 70 anos, convencida de que tem 30; raimunda, sobrinha neta de isidra, e seus vários amores; eulália, que nega sexo ao seu marido roque, enquanto "faz um esforço danado para que todos os problemas do mundo sejam seus".


#04 - o livro mais caro que você comprou:

eu não li.

já começo dizendo isso: não li, e talvez nem vá ler.
quem comprou esse livro-bíblia (988 paginas) foi o moisa. ele gosta muito das obras do dostoiévski, já leu muita coisa do autor e sobre o autor.
ele comprou esse livro na saraiva. na época ele pagou R$98,00 e hoje você pode tê-los por incríveis R$77,00.
nós não compramos livros caros, alias, eu não acho livro uma coisa cara. só os livros de direito que o moisa compra, tem uns lá de R$200,00.
"meus" livros geralmente eu compro em sebo, ou suas versões pocket que são bem mais baratas.
obviamente não vou comentar nada sobre a historia do livro.
:)


#05 - o livro que mais te fez ter a atenção nele:

pus esse porque eu o li em dois dias. achei a história maravilhosa e muito emocionante.
gosto dessas historias de pessoas distintas que se cruzam em algum momento. e uma parte, em especial me fez chorar (sim, eu choro lendo livros so bonita?) e eu vou contar porque adoro um spoiler. se voce ainda não leu ou não quer saber, pule pro próximo item :)
o livro começa contando a historia de mariam, uma filha bastarda de um dono de cinema na cidade de herat. ela e a mãe viviam isoladas num casebre a 1 km da cidade, e recebia semanalmente a visita do pai. este era amoroso e lhe contava histórias dos filmes que ele passava no seu cinema. quando mariam fez 15 anos, pediu ao pai que a levasse pra assistir "peter pan" no seu cinema. o pai não quis e acalmou a menina dizendo que no dia seguinte iria até lá para busca-la e ver o filme. fato é que o pai de mariam nao apareceu, e ela decidiu ir sozinha em busca dele. como o pai era um comerciante conhecido na cidade, foi fácil achar sua casa: uma mansão, onde morava com as três esposas e os 10 filhos. seu pai nao quis recebê-la, mariam dormiu na rua e nesse dia começou a desgraça da sua vida, que a levaria pra um casamento forçado com um homem de 45 anos, a mudança pra cabul, as surras, as humilhações e a solidão.
pro post não ficar muito grande, pulo logo pra parte que me emocionou: no final do livro, a única amiga de mariam e segundo esposa do seu marido, laila, vai até herat tentar encontrar o pai de mariam. infelizmente o velho já havia morrido a muito tempo, mas tinha deixado uma pequena caixa com um amigo, que deveria ser entregue a mariam caso ela o procurasse. dentro da caixa havia dinheiro, uma carta linda e uma fita de video. laila viu o conteúdo da fita de video e não entendeu, não conseguia compreender porque que o filme PETER PAN significaria algo para mariam.
:~~~~~~~~~~~~~


#06 - o livro que menos te fez ter a atenção nele:

não me matem.
geralmente é dificil eu não dar atenção a um livro. se não ta me seduzindo, eu paro de ler e vou pro próximo.
esse eu lembro que estava na casa da minha sogra, sem nada pra fazer. comecei a ver a estante de livros dela e achei um encapado com papel de presente. folheei e vi que era uma versão para o teatro do diário de anne frank. comecei a ler ser muita importancia e a hora que vi ja tinha terminado.
achei tão... bobo. sei la.
não sei se quero ver "versao normal" do livro.


#07 - o livro que você mais recomenda:

esse livro é catalogado como infanto-juvenil. eu li quando tinha uns 22 anos e chorei horrores.
conta a história de uma turma de crianças, a sociedade do betume, que eram "donas" de um terreno baldio na rua paulo, onde todos moravam. as obrigações da sociedade era manter o betume - símbolo deles - sempre molhado e defender o territorio que usavam pra jogar uma espécie de tenis e brincar de exercito.
até que outra "gangue", os camisas-vermelhas, declaram guerra a sociedade do betume. uma guerra munida a bombas de areia e gritos de liberdade.
parece bobo mas é lindo lindo lindo.
recomendo essa resenha, que encontrei quando li o livro pela primeira vez. e continua sendo a mais bela e verdadeira resenha já feita, desse belo e verdadeiro livro.
*shuif*


#08 - o livro que você menos recomenda:

difícil essa de não recomendar livros. porque né, vai do gosto de cada um.
escolhi esse porque tem uma historia engraçada. eu comecei a ler o livro e não consegui terminar. nao gostei do jeito surreal dele e daquela narração initerrupta. me perdia.
o moisa perguntou se era bom e eu disse que não. que ele nao iria gostar, que era meio nauseante.
mesmo assim o moises leu.
e adorou :s

ps - não pus imagem porque não achei uma foto da capa do livro que tivesse um tamanho decente. e preguiça monstra de escanear :/


#09 - a série que você mais gosta:

eu tenho uma coisa a dizer a coleção vaga-lume: coraçãozinho esse dois esse dois amul muito ^.^
hahahaha
falando sério agora, eu sempre gostei muito de ler. desde pequena. eu quando se é infanto-juvenil, nada melhor do que essa série pra pegar mais gosto ainda.
fiz muitas provas de livros dessa coleção na escola, e vários deles li por conta própria. meu sonho sempre foi ter a coleção inteira :~
meus preferidos são: tonico e carniça, o menino de asas, a turma da rua quinze, um cadáver ouve rádio e açúcar amargo.


#10 - o livro mais velho que você tem ou leu:

nesse item eu fiquei na dúvida. não sabia se era o livro mais velho no sentido de escrito a mais tempo atrás ou mais velho no sentido físico. fiquei com a primeira opção, até porque a segunda era de um livro que eu não terminei.
a historia todo mundo sabe, né? o rodion raskolnikov, um jovem pobre e perturbado mata uma velha de quem ele alugava um quarto. ele foge, e passa por altas aventuras e tremendas confusões. um clássico. acho que todo mundo já sabe o enredo do livro. que já foi inspiração pra filme nacional, até.
foi escrito em 1866. isso quer dizer que a historia tem uns 144 anos.
na minha cabeça, é o mais antigo livro que li.

a segundo opção - o livro mais velho fisicamente que eu tenho - é uma edição de ana karenina do tolstoi. a historia é um pouco mais nova que crime e castigo, de 1873. a edição que temos aqui é de 1958, tem cheiro de livro velho e me da dor de cabeça.
:)